Olá,
(nem sei bem por onde começar...)
O meu nome é Jorge Castro, sou pai de um bébé Surdo Profundo... (ainda doi escrever isto, desculpem)
Somos uma familia feliz, composta por 5 elementos: Eu, a Mãe (Susana) o Mano (Rodrigo, com 4anos), o Gato (Faísca) e o MARTIM.
O Martim, nasceu a 27 de Julho de 2009, e foi diagnosticado Surdez Profunda Bilateral.
O Martim é fruto uma história de amor com 12 Anos... Nasceu no Hosp. Garcia de Orta, na sequência de uma gravidez saudável e tranquila. Somos pais sem historial familiar de surdez, e não pertencemos a nenhum grupo de risco, e fomos gratificados com um bebé lindo com a incapacidade de audição.
A história começa no rastreio auditivo pré-natal... na maternidade não passou no rastreio... o mesmo aconteceu ao fim do 1º e 2º mês de vida... apesar de nos dizerem sempre que é um teste com muitos falsos positivos, e que podia ser devido à cera ou liquido nos ouvidos...mas, nós nunca ficámos descansados...(o rastreio era algo novo para nós... o Rodrigo nunca o tinha feito...). Insistimos e "promovemos" uma consulta de Otorrino (no HGO) o mais cedo possível, pois sentíamos que algo não estava bem.
A consulta de Otorrino, determinou eu o ouvido externo estava perfeitamente normal... mas a Audiometria revelou o que para nós foi um choque... o MARTIM tem surdez profunda bilateral.
Ok... passado o choque inicial... vamos lá saber o que é isso?? e ai mergulhamos num novo mundo. do qual ainda não fomos à tona para respirar!
O Martim foi diagnosticado SPB, aos 3 meses e 7 dias... 8 dias depois conseguimos que o HGO, respondesse ao procedimento de inicio da terapêutica. 10 dias depois estávamos na Widex a fazer os moldes para as próteses auditivas, no dia 27 de Novembro de 2009,(no dia em que fez 4meses) o Martim "recebeu" as suas próteses auditivas e começou a sua estimulação.
Entretanto o Martim fez um TAC aos ouvidos, o que não revelou nenhuma mal formação... o estudo da causa vai continuar para um estudo genético...
O Martim é um bebé, lindo, comunicativo, sorridente, observador e comilão!...
Nós, os Pais e Irmão... encarámos isto como um desafio... que vamos Vencê-lo custe o que custar...
Feitas as apresentações,
Queria pedir ajuda, tudo isto é novo e fresco par nós... transformámos o sofrimento em luta... mas precisamos de ajuda, precisamos de informação(em quantidade e qualidade...) e TUDO o que poderem fazer pelo Martim, nós agradecemos do fundo do coração...
Nós desejamos para os outros, tudo em dobro do que desejam para nós!
Muito Obrigado e contem comnosco!
Jorge, Susana, Rodrigo e MARTIM.
ps: Moramos no concelho do Seixal.