Olá a todos.
Sou surdo desde pequeno porque a minha mãe também é. Então aprendi a lidar com isto mais facilmente porque tinha alguém que passava pelo mesmo sempre ao meu lado. Desde pequeno que uso aparelho auditivo e eles não me incomodam(pude ver neste fórum que incomoda algumas pessoas). Quando entrei para a infância a integração foi fácil porque ouvia mais ou menos e também porque as crianças só querem brincar . Ao longo dos anos pude perceber que era mais difícil ser aceite pela sociedade porque a abordagem social é mais falada e também porque fui ficando pior nos dois ouvidos. No secundário conheci alguns surdos e rapidamente percebi que eles formavam um grupo único e reservado que tinha pouco contacto com o resto da escola. Percebi que isso limita as possibilidades a uma pessoa. Então decidi não me deixar fechar e tentar ter a capacidade de falar com qualquer pessoa. Não aprendi a falar com gestos mas com esforço aprendi a ler mais ou menos os lábios das outras pessoas o que tornou possível interagir me com muita gente. Cheguei então à universidade sem o apoio que normalmente é dado a surdos e com uma namorada
Gosto de me considerar social, mas estes dois últimos anos sofri uma progressiva reviravolta. Deixei de conseguir ouvir pessoas que tomava por certo. Dantes ouvia bem o meu irmão e agora tenho que andar sempre a perguntar o que ele disse. Tornou-se muito difícil ouvir qualquer pessoa e então deixei de ir às aulas e passar a estudar de forma autónoma para os exames. Nem com os aparelhos, nem lendo os lábios(acho que a minha visão piorou um bocado) consigo perceber bem as pessoas.
Duvido que os médicos da Widex possam fazer qualquer coisa... Eles basicamente só verificam se as pessoas são surdas, o nível disso e vendem os aparelhos...
Mas vou continuar a tentar melhorar a minha audição ou compensar a falta dela.
Mas será mais fácil fazer isso com quem passa pelo mesmo. Assim todos podemos aprender "segredos" de como contornar um problema que incomodam muitos de nós.
Espero ter o vosso apoio e espero também ajudar-vos com o que puder.
Off-topic:
frolas, vi que andas por Almada. Eu também estou por Almada. Será que podemos nos encontrar? Vi que estás ligado a Informática e eu também estou e portanto tenho a certeza que podemos falar de muita coisa.