Encontrei informação que achei interessante partilhar convosco, está abrasileirado precisamente porque foi retirada de dois sites brasileiros.
- Em 1988, realizou-se o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais (Língua Gestual no Brasil) organizado pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Brasil) que propiciou, pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete.
- Em 1992, realizou-se o II Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais, também organizado pela FENEIS que promoveu o intercâmbio entre as diferentes experiências dos intérpretes no país, discussões e votação do regimento interno do Departamento Nacional de Intérpretes fundado mediante a aprovação do mesmo.
- De 1993 a 1994, realizaram-se alguns encontros estaduais.
- A partir dos anos 90, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos escritórios regionais da FENEIS. Em 2002, a FENEIS sedia escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Brasília e Recife, além da matriz no Rio de Janeiro.
- Em 2000, foi disponibilizada a página dos intérpretes de língua de sinais
http://www.interpretels.hpg.com.br (actualmente desactivado). Também foi aberto um espaço para participação dos intérpretes através de uma lista de discussão via e- mail. Esta lista é aberta para todos os intérpretes interessados e pode ser acessada através da página dos intérpretes.
- No dia 24 de Abril de 2002, foi homologada a lei federal que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras. Tal lei representa um passo fundamental no processo de reconhecimento e formação do profissional intérprete da língua de sinais no Brasil, bem como, a abertura de várias oportunidades no mercado de trabalho que são respaldadas pela questão legal. Esta lei representa uma conquista inigualável em todo o processo dos movimentos sociais surdos e tem consequências extremamente favoráveis para o reconhecimento do profissional intérprete de língua de sinais no Brasil.
Em Agosto de 2008 realizou-se o Encontro Nacional das Associações de Intérpretes de Língua de Sinais e Guia-Intérpretes onde foi fundada a Federação Nacional de Intérprete de Língua de Sinais e Guia-Intérpretes.