familia ouvinte usa linguagem gestual para bebés/crianças

Aqui pode escrever o que lhe apetecer.

familia ouvinte usa linguagem gestual para bebés/crianças

Mensagempor tina » 26 out 2011, 17:44

Olá a todos :-)

sou a valentina :-)

obrigada a todos por manterem este fórum!
queria introduzir este tópico, até pode ser que já tenha sido abordado, mas nas buscas que fiz não encontrei...
desculpem se está um pouco fora da esfera dos surdos, mas no que toca a linguagem gestual, pareceu-me o local certo para trocar ideias.

há uns tempos li sobre a importância (e o jeito que dá!) de usar linguagem gestual com bebés e crianças (ouvintes ou não) e pelo menos até que sejam verbais (no caso de serem ouvintes/falantes...). a teoria é que se forem capazes de se expressar por sinais/gestos podem comunicar, isto parece óbvio... mas a verdade é que muitos pais e crianças desconhecem esta possibilidade e passam por um periodo de grande frustração, quando as crianças já percebem muito do que se lhes diz (oralmente), mas não são ainda capazes de se expressar (oralmente), sem ser com choro/choradinho e outros sons pouco explicativos e atitudes mais agressivas quando tudo o resto falha :roll: . a aprendizagem de alguns sinais da linguagem gestual, mesmo poucos e pouco a pouco, pode aliviar esta frustração e contribuir para um tempo melhor e mais feliz entre pais e filhos desde cedo :feliz:

Nós começamos com poucos sinais/gestos quando ele tinha por volta de 1 ano. o meu filhote tem agora ~20 meses, somos todos um bocadinho preguiçosos e ele ainda faz poucos sinais:
-sabe dizer comida (papa) e leva os dedos à boca com a mão fechada
- silêncio, com um dedo em frente dos lábios
-beber, levando o polegar à boca
- mais, com a palma de uma mão a tocar nas costas da outra mão

depois sabe imitar alguns animais com mais ou menos expressão corporal e já diz muitas palavras (~30), notamos que ele busca o contacto do olhar quando nos quer chamar a atenção para alguma coisa, o que é muito bom para o uso da linguagem gestual.

ultimamente parece-me que estamos mesmo a aproximar-nos de uma fase crucial, ele fica muitas vezes MUITO frustrado com coisas que parecem pequenas, mas que obviamente são importantes para ele. Noto que ele quer mesmo expressar-se mais e agora procuro avidamente mais sinais para incorporar na nossa comunicação!

quem andar por aí com experiência nestas tenras idades, por favor deêm o vosso feedback, vai ser altamente apreciado!

nós vivemos em inglaterra e para ajudar à festa o pequeno está a aprender 3 línguas... português porque eu a mãe, sou portuguesa, inglês porque está no infantário (só 4h/dia...) e alemão porque o pai é alemão :-)

como foi aqui que comecei a ler e a interessar-me por este tema, comecei por comprar um livro (Baby Signing, de Joseph Garcia) que é de linguagem gestual inglesa (BSL), até pode ser que seja suficiente para o nosso caso... mas ocorre-me que podem existir sinais/gestos que façam mais sentido na lingua portuguesa, eu por agora uso a palavra portuguesa com o gesto BSL... parece um bocado mixórdia, mas se ajuda à comunicação, vale tudo!

um abraço a todos e tudo de bom*
valentina
tina
Participante
Participante
 
Mensagens: 3
Registado: 26 out 2011, 15:18

Re: familia ouvinte usa linguagem gestual para bebés/criança

Mensagempor frolas » 26 out 2011, 20:18

Olá Valentina! :)

:bemvindo:

É também minha opinião e concordo perfeitamente, que é importante desenvolver a capacidade de entender expressões e captar certos gestos ou mímica desde tenra idade.
Eles têm essa capacidade de aprendizagem e assim conseguem dominar emoções e sensibilidades, úteis para uma melhor inteligência futura.

Cumprs :)
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada


Voltar para Discussão Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante

cron