Surdos e mudos pedem socorro por SMS no Algarve (911120000)

Descubra as novas tecnologias como aplicações, productos, software, hardware, etc...

Surdos e mudos pedem socorro por SMS no Algarve (911120000)

Mensagempor frolas » 18 mar 2008, 21:45

Surdos e mudos pedem socorro por «sms» no Algarve
Governo Civil de Faro apadrinha projecto «SMS Voz»

Um novo projecto algarvio, o «SMS Voz», cujo objectivo é facilitar o pedido de ajuda às pessoas com deficiências, é apresentado esta terça-feira no Governo Civil de Faro com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, noticia a agência Lusa.

Isilda Gomes, do gabinete da governadora civil, explicou que o «projecto regional SMS Voz» consiste em transformar em voz um pedido de socorro ou de emergência médica feito por mensagem escrita por pessoas que não tenham fala ou sejam surdas.

As pessoas com deficiências auditivas ou de fala vão poder através do «SMS Voz» pedir ajuda por mensagem escrita no telemóvel (SMS) directamente para o Comando Distrital de Operação de Socorro (CDOS). O CDOS vai transformar o SMS em voz e o pedido de socorro é comunicado às autoridades policiais ou médicas da região.

O CDOS vai ficar responsável pelo telefone, cujo número é fornecido esta terça-feira à Associação de Surdos do Algarve, que fará a divulgação junto dos associados.

O projecto é apadrinhado pelo Governo Civil de Faro que vai assinar um protocolo com a Associação de Surdos do Algarve, numa sessão presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália moniz, e marcada para as 11:00 no salão nobre do Governo Civil de Faro.

fonte: PortugalDiário em 17/03/2008
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada

Re: Surdos e mudos pedem socorro por SMS no Algarve

Mensagempor frolas » 19 mar 2008, 18:45

Algarve: Número de emergência para surdos mudos activo a partir de hoje

Faro, 18 Mar (Lusa) - O número de emergência para surdos mudos que funciona através do envio de mensagens escritas está activo apenas para o Algarve, ao abrigo de um sistema pioneiro em Portugal hoje apresentado.

O "SMS Voz" consiste em transformar em voz um pedido de socorro feito através de mensagem escrita e enviada para o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), que depois redirecciona a informação às entidades responsáveis por cada caso.

O número de telefone é o 911120000 e está disponível desde as 14:00 apenas para o Algarve, prevendo-se que depois possa ser alargado a todo o país e até a outros países da Europa.

Para promover uma maior rapidez de resposta, a Associação de Surdos do Algarve e o Governo Civil de Faro, que apadrinha o projecto, divulgaram uma tabela com abreviaturas das principais situações de emergência.

Doença Súbita = DS
Situações Criminais = SC

Incendio Florestal = IF
Incendio Agrícola = IA
Incendio Urbano = IU
Incendio Transporte = IT

Acidente Rodoviário = AR
Acidente Aéreo = AE
Acidente Ferroviário = AF
Acidente Aquático = AA

O emissor da mensagem deve informar em texto curto o local e se existem feridos.

A presidir à cerimónia de apresentação do sistema esteve a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que aplaudiu a iniciativa, por permitir a pessoas com "capacidades diferentes" acederem aos mesmos serviços que o resto da comunidade.

A governadora civil de Faro apelou a que o número de emergência só seja accionado mesmo em caso de necessidade, já que muitas das chamadas que chegam às autoridades a pedir ajuda são falsos alarmes.

As mensagens enviadas e cujo número pertença ao mesmo operador da linha de emergência sertão gratuitas, estando neste momento a trabalhar-se para que se torne igualmente grátis se enviado de outros operadores.

A recepção da mensagem a pedir auxílio será sempre confirmada, também através de mensagem escrita, para que a pessoa que a envia saiba que accionou devidamente o número de emergência.

O sistema hoje apresentado no Governo Civil de Faro foi traduzido igualmente em língua gestual, perante uma plateia composta pelas autoridades regionais e membros da Associação de Surdos no Algarve.

Informação retirada do site da RTP
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada


Voltar para Tecnologias para Surdos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron