Bombeiros de Ponta Delgada com SMS para surdos

Descubra as novas tecnologias como aplicações, productos, software, hardware, etc...

Bombeiros de Ponta Delgada com SMS para surdos

Mensagempor frolas » 27 fev 2008, 19:26

Bombeiros com sistema de pedidos de emergência para surdos nos Açores

Os bombeiros de Ponta Delgada dispõem, a partir de hoje, de um sistema que vai permitir que os açorianos com limitações da fala ou auditivas possam solicitar socorro, através de mensagens escritas de telemóvel.

Trata-se de um sistema de recepção de chamadas de emergência inédito nos Açores, elaborado em colaboração com a Associação de Surdos da ilha de São Miguel, adiantou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, na apresentação do novo serviço.

A solução técnica encontrada permite às pessoas com limitações um contacto imediato com os bombeiros, no caso de acidente de viação, incêndio ou doença súbita, assegurou António Medeiros.

Para isso, a central de operações dos bombeiros de Ponta Delgada tem um telemóvel pronto para receber mensagens escritas e tem, ainda, uma base de dados com as informações de todas as pessoas que aderirem ao serviço o que vai permitir evitar pedidos falsos.

Segundo explicou, sempre que a corporação receber um pedido de socorro por esta via, será consultada a base de dados para apurar a sua veracidade, e vai permitir ainda disponibilizar informações importantes sobre a pessoa que a solicitou, caso de doenças crónicas, como a diabetes e alergias.

António Medeiros adiantou que o novo sistema poderá servir para acidentes de viação, em que será necessário indicar o local, número de feridos e se estão encarcerados, doença súbita, com indicação do principal sintoma, ou incêndios.

O comandante da corporação de Ponta Delgada salientou que as mensagens devem ser curtas, para facilitar a sua compreensão.

Este novo sistema não se aplica apenas a Ponta Delgada, uma vez que os bombeiros ficarão encarregues, através da sua rede interna de comunicações, de encaminhar as informações para a corporação próxima do local do pedido de socorro.

O serviço prevê que os bombeiros de Ponta Delgada enviem uma mensagem de retorno para confirmar que receberam o pedido de auxílio.

António Medeiros anunciou, também, que elementos da corporação, caso dos tripulantes de ambulância, vão receber um curso básico de linguagem gestual, em colaboração com a Associação de Surdos de São Miguel, para ficarem habilitados a prestar um melhor serviço.

Fonte: Diário Digital em 24-09-2006
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada

Voltar para Tecnologias para Surdos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron