José Torres

Quem é você? Esta zona serve para quem queira dar-se a conhecer, apresentar-se, dizer se é surdo ou ouvinte, qual a ligação que tem com a população surda, dizer o que quiser sobre si.

Moderador: frolas

José Torres

Mensagempor S7sRuss » 10 mai 2011, 19:55

Olá a todos.

Sou surdo desde pequeno porque a minha mãe também é. Então aprendi a lidar com isto mais facilmente porque tinha alguém que passava pelo mesmo sempre ao meu lado. Desde pequeno que uso aparelho auditivo e eles não me incomodam(pude ver neste fórum que incomoda algumas pessoas). Quando entrei para a infância a integração foi fácil porque ouvia mais ou menos e também porque as crianças só querem brincar :lol:. Ao longo dos anos pude perceber que era mais difícil ser aceite pela sociedade porque a abordagem social é mais falada e também porque fui ficando pior nos dois ouvidos. No secundário conheci alguns surdos e rapidamente percebi que eles formavam um grupo único e reservado que tinha pouco contacto com o resto da escola. Percebi que isso limita as possibilidades a uma pessoa. Então decidi não me deixar fechar e tentar ter a capacidade de falar com qualquer pessoa. Não aprendi a falar com gestos mas com esforço aprendi a ler mais ou menos os lábios das outras pessoas o que tornou possível interagir me com muita gente. Cheguei então à universidade sem o apoio que normalmente é dado a surdos e com uma namorada :mrgreen:

Gosto de me considerar social, mas estes dois últimos anos sofri uma progressiva reviravolta. Deixei de conseguir ouvir pessoas que tomava por certo. Dantes ouvia bem o meu irmão e agora tenho que andar sempre a perguntar o que ele disse. Tornou-se muito difícil ouvir qualquer pessoa e então deixei de ir às aulas e passar a estudar de forma autónoma para os exames. Nem com os aparelhos, nem lendo os lábios(acho que a minha visão piorou um bocado) consigo perceber bem as pessoas.
Duvido que os médicos da Widex possam fazer qualquer coisa... Eles basicamente só verificam se as pessoas são surdas, o nível disso e vendem os aparelhos...

Mas vou continuar a tentar melhorar a minha audição ou compensar a falta dela.
Mas será mais fácil fazer isso com quem passa pelo mesmo. Assim todos podemos aprender "segredos" :wink: de como contornar um problema que incomodam muitos de nós.

Espero ter o vosso apoio e espero também ajudar-vos com o que puder.


Off-topic:
frolas, vi que andas por Almada. Eu também estou por Almada. Será que podemos nos encontrar? Vi que estás ligado a Informática e eu também estou e portanto tenho a certeza que podemos falar de muita coisa. :wink:
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
S7sRuss
Participante
Participante
 
Mensagens: 3
Registado: 10 mai 2011, 18:59
Localização: Almada

Re: José Torres

Mensagempor frolas » 11 mai 2011, 22:19

Olá José Torres,

Bem-vindo ao fórum !!! :) :bemvindo:

Certamente que quando mais pessoal passar por aqui e vir esta mensagem e que passou ou está a passar pelas mesmas dificuldades, irá dizer alguma coisa.

Abraço.

Off-Topic:
Agora tenho andado numa correria mas com calma havemos de nos encontrar, manda mail ou entretanto eu mando-te um mail.
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada


Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron