ola!

Quem é você? Esta zona serve para quem queira dar-se a conhecer, apresentar-se, dizer se é surdo ou ouvinte, qual a ligação que tem com a população surda, dizer o que quiser sobre si.

Moderador: frolas

ola!

Mensagempor LILI » 01 jun 2010, 21:05

Ola a todos,sou nova por aqui,andava a pesquisar umas coisas e encontrei este forum interessante.tenho 25 anos,sou do centro.nao sou surda mas tenho deficiencia auditiva permanente e congenita desde os 2 anos de idade que foi quando os meus pais se aperceberam,os meus pais e irmao sao ouvintes,mas da parte da minha mae tenho familiares com problemas de audiçao,por isso e herditario. desde ai foi fazer exames e fui operada 2 vezes mas sem sucesso...tento usar as proteses embora seja muito dificil habituar me.sei que vou perdendo audiçao com o passar do tempo,sou seguida por um especialista e todos os anos faço audiogramas para avaliar o meu estado.espero encontrar aqui boas amizades pois somos pessoas com o mesmo objectivo,tentar viver com a nossa deficiencia.tambem venho aqui para desabafar um pouco pois parece que a minha vida deixou de fazer sentido ultimamente,desde que as minhas colegas de trabalho me discriminam por ser assim,e muito duro quando alguem nos chama nomes por algo que a gente nao consegue controlar nem mudar :-( .esta situaçao tomou conta da minha vida e arrasa comigo....pergunto me muita vez aonde esta o bom senso destas pessoas que nao nos compreendem e nos rejeitam? ha por aqui alguem na mesma situaçao que eu? :-( como lidar com isto?
LILI
Participante
Participante
 
Mensagens: 4
Registado: 01 jun 2010, 20:36

Re: ola!

Mensagempor frolas » 02 jun 2010, 01:08

Olá Lili, bem vinda aqui ao fórum :)

:bemvindo:

Quanto à situação que expôs, na realidade não tenho a experiência de saber o que é sentir, com o passar do tempo, termos cada vez mais dificuldade em ouvir, mas só de pensar... é de merecer todo o respeito.

Não sei se já teve oportunidade de ver em outras mensagens... sou ouvinte, filho de pais surdos profundos (CODA) e sei perfeitamente o que é ouvir certos comentários de pessoas que não compreendem...

Lembro-me por exemplo, quando era novo... ok, quando era mesmo criança (é melhor assim) num restaurante com os meus pais ou até com um grupo de surdos, sendo eu o único ouvinte do grupo, comunicando também por língua gestual, ouvia comentários de ouvintes na mesa ao lado (pensando que eu também era surdo), por vezes irritava-me ouvir certas coisas, mas percebi desde cedo que há pessoas mais bem informadas e pessoas menos informadas.

Fiquei curioso acerca da situação clínica e do porquê é que particularmente foram sem sucesso as 2 operações, não está a falar de implante coclear provavelmente mas e se estivéssemos a falar disso ?

Cumprimentos
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada

Re: ola!

Mensagempor LILI » 02 jun 2010, 16:51

Obrigado frolas :) precisava mesmo de um forum assim.E mesmo muito duro de ouvir pq deita logo a nossa auto estima abaixo,sem duvida.e preciso ser forte,e n descer ao nivel destas pessoas mas as vezes e muito dificil que so me apetece virar costas e nao voltar mais mas eu necessito mesmo de trabalhar.Em relaçao as operaçoes,a primeira foi uma raspagem as adnoides pq o medico achava q poderiam estar grandes de mais e a tapar a audiçao mas nada valeu,fiquei igual.a segunda foi para por uns tubinhos internos e andei com eles dois anos para ver se melhorava mas tb nada fez,dps fui operada p os tirar.isto tudo tinha menos de 6 anos de idade.em relaçao a si devo dizer q tb merece respeito, por ter ouvido aqueles comentarios sem chamar a atençao das pessoas q os estavam a fazer. concerteza tera mt orgulho nos seus pais,eu tb teria. ja ouvi falar desse implante mas n sei em q consiste...gostaria de saber mais. Peço desculpa eu so escrevo testamentos!! :oops: Abraço
LILI
Participante
Participante
 
Mensagens: 4
Registado: 01 jun 2010, 20:36

Re: ola!

Mensagempor frolas » 03 jun 2010, 00:29

LILI Escreveu:(...)ja ouvi falar desse implante mas n sei em q consiste...gostaria de saber mais. Peço desculpa eu so escrevo testamentos!! :oops: Abraço


Sabe que nós aqui apenas podemos partilhar as nossas experiências mas é sempre útil a consulta com um especialista, no entanto, como existem alguns participantes aqui do fórum que têm ou conhecem o que é ter um implante coclear, estou convencido que entretanto alguém possa dizer alguma coisa. Vamos aguardar...
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada

Re: ola!

Mensagempor Memorex » 08 jul 2010, 10:58

Olá Lili,

Estive muito tempo sem aparecer aqui, e como estou noutro fórum onde muita coisa se debate e discute-se não poderia de passar a frase do Frolas despercebida quando referiu que alguns membros inscritos daqui pudessem dar-lhe alguma palavra, ora sou deficiente auditiva desde 18 meses de idade e não me considero Surda, apenas porque enveredei pela Oralidade. E mais, uma vez aparelhada dos 18 meses aos 21 anos, em 2007 optei pelo implante coclear visto que as próteses auditivas já não me ajudavam mais superar as lacunas auditivas pois uma vez a perca foi sendo cada vez mais gradativa.

Portanto qualquer palavra, dúvida e conforto por favor escreva-me em privado.

Tudo de bom na sua vida!
Memorex
Deixo-me conduzir pelo som e ali somos um só, eu e o Sun Melody, senti a ser beijada, o meu corpo era como uma melodia esvoaçante! A soada acarinhava-me a mente, o cérebro e o espírito. Tudo é música.
Avatar do Utilizador
Memorex
Participante
Participante
 
Mensagens: 53
Registado: 11 mar 2008, 22:14
Localização: Margem Sul

Re: ola!

Mensagempor LILI » 08 jul 2010, 17:08

Ola memorex. Antes de mais agradeço as suas palavras. Fico contente por encontrar assim alguem como eu. Eu tambem nao me considero surda,simplesmente tenho perda de audiçao,infelizmente nao fujo a regra que quanto mais o tempo passa pior vou ficando...hA pessoas que estabilizam outras que pioram.Temos que viver com isso e ser fortes nao e? tentamos adaptar nos ao mundo da melhor forma mas ha pessoas que nao se adaptam a nos,nao aceitam que tenham que lidar com alguem assim.Agora que optou por o implante coclear como e que se sente? nota melhorias? Tudo de bom para si tambem. :adeus:
LILI
Participante
Participante
 
Mensagens: 4
Registado: 01 jun 2010, 20:36

Re: ola!

Mensagempor Memorex » 08 jul 2010, 19:29

Lili,

É interagindo virtualmente que recebemos algum conforto, apesar de na realidade nem sempre corresponder quando passamos da novela para o mundo real, entretanto as minhas palavras definem a pessoa que sou, quer por dentro e por fora. Eu mesma. Sabe, em criança pensei que era a única surda no mundo por saber falar e escrever e só mais tardiamente é que apercebi que de facto existem muitas pessoas como nós a viver uma vida normalíssima. Não somos poucos, acredite!!! E também não é por acaso que a maioria está a aderir ao Implante Coclear a uma velocidade estonteante, não quero com isto incentivar ou fazer propaganda aquando à natureza biónica, mas este aparelho faz MILAGRES e a decisão cabe a cada um construir o seu caminho pois a vida é baseada em escolhas conforme as suas necessidades.

Porém descrever-me desde o primeiro dia que ligaram o Implante Coclear o mundo deu uma grande volta de 180º, e eu que praticamente não descriminava nada com as próteses tive de reaprender ouvir o discurso, memorizando palavra a palavra até ao dia em que se formou numa frase bastante elaborada e constituída sem leitura labial, sem depender de ninguém para nada, de puder conversar ao telemóvel com a minha família, namorado e amigos. De ouvir músicas e dançar o tempo que quiser, de aprender tocar saxofone, e de ouvir o Ipod com o cabo aclopado ao meu processador de fala (aparelho exterior retro-auricular). De ouvir os sons da natureza e as vozes dos que mais amo.

De conviver com os meus amigos ouvintes, e conversar entre si sem interrupção pois os diálogos são fluídos, sinto que nem deficiente auditiva sou e por vezes esqueço de tal forma que a minha vida parece ter sido facilitada com a intervenção do Implante Coclear. Este diapositivo ajudou-me a MINIMIZAR as dificuldades inerentes.

Pronto é isso, podia escrever muito mais, mas tenho um blog donde costumo relatar as minhas peripécias acerca do meu melhor amigo (Implante Coclear), se assim quiser ler estes pedaçinhos da minha experiência biónica vai a http://ouvido-bionico.blogspot.com.

Nunca está só Lili, NUNCA então que este Sol seja de novo para ti, e não tu para ele!

Beijinhos
Memorex

algo que na infância era inacessível.
Deixo-me conduzir pelo som e ali somos um só, eu e o Sun Melody, senti a ser beijada, o meu corpo era como uma melodia esvoaçante! A soada acarinhava-me a mente, o cérebro e o espírito. Tudo é música.
Avatar do Utilizador
Memorex
Participante
Participante
 
Mensagens: 53
Registado: 11 mar 2008, 22:14
Localização: Margem Sul


Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron