olá

Quem é você? Esta zona serve para quem queira dar-se a conhecer, apresentar-se, dizer se é surdo ou ouvinte, qual a ligação que tem com a população surda, dizer o que quiser sobre si.

Moderador: frolas

olá

Mensagempor mesavita » 20 out 2008, 23:22

Olá boa noite.

Sou ouvinte e tenho um amigo que é surdo, surdo-severo penso.

Ele usa uma prótese num dos ouvidos que lhe permite ouvir e perceber sons e algumas palavras.
Sabe perfeitamente contar até 10 e dizer algumas palavras, tais como: café, carro, casa, água, cão, sim, não, mão, pé, palavras mono-silábicas, entre outras.
Não sabe ler e escrever correctamente, nem sabe construir frases com tempos verbais. No entanto, reconhece palavras e consegue associa-las ao seu significado através de mecanismos que desenvolveu sozinho.
Em criança frequentou a escola primária e o ciclo preparatório como tantos outros miúdos da idade dele, mas ficou-se por aqui porque não havia aproveitamento escolar. Também sei que frequentou uma escola em Lisboa e outra qualquer em Alcoitão, mas sem sucesso.
Apesar de ser e de sempre se sentir uma pessoa perfeitamente "normal" (se é que se pode ou deve usar esta palavra sem que a mesma tenha uma conotação pejorativa), pois sempre fez tudo o que os outros miudos faziam, construiu o seu próprio grupo de amigos, sempre praticou vários desportos, tem um emprego estável há 16 anos...e de todos que o rodeiam (pais, irmã, amigos e outros familiares) até acharem que ele é autónomo e independente e dizerem com uma grande naturalidade que o entendem porque "tiram umas pelas outras", ele próprio sabe que não está em condições de ter uma vida como qualquer outra pessoa: tirar a carta de condução, comprar casa, viver sozinho.

É compreensível que noutros tempos, por falta de informação, com poucos ou nenhuns meios económicos e mentalidades conservadoras, o apoio que ele deveria ter tido, nunca aconteceu. Mas, hoje em dia, muitas coisas mudaram e há novos métodos e novas tsécnologias tanto ao nível do ensino como da medicina que lhe permitem aprender a ler e a escrever e a aprender outros meios de comunicação, assim ele tenha quem o apoie, quem o incentive...

Já frequentou durante uma ano um curso inicial de LGP e fará os seguintes.

Agora eu pergunto:

Que posso fazer para além da boa-vontade em ajudá-lo?
Como posso fazer e mostrar (àqueles que nunca souberam lidar com a situação) que ele tem uma vida enorme à frente dele, para vivê-la com tudo a que tem direito e fazer ver que para além daquele homem de 32 anos, bonito e charmoso, é inteligente, aprende rápido, interage com facilidade, tem capacidades para muito mais, sabe o que quer da vida ?!

Eu quero ajudar, mas às vezes falta-me conhecimentos e poder para...
Se puderem ajudar-me com alguma coisa, agradeço.

Obrigada.
mesavita
Participante
Participante
 
Mensagens: 4
Registado: 18 out 2008, 15:42

Re: olá

Mensagempor Margarida Alves » 24 out 2008, 14:53

Antes de mais acho que ele assim que tenha acesso à sua língua, será um ponto de partida para finalmente se poder expressar e naturalmente que o apoio de amigos é vital. Tenho uma proposta que tal aprender a língua dele? Depois é só dialogar e com certeza que será mais fácil apreender as "necessidades" :)
Eu vejo na perspectiva natural de uma amizade, se temos um amigo que fala outra língua oral, tentamos aprender para que possamos comunicar da melhor forma, o mesmo acontecerá com a língua gestual. Não digo tirar um curso de interprete, mas quem sabe ler o gestuário, alguma bibliografia, aconselho "o Grito da Gaivota" de Emmanuelle Laborit, é um livro que se lê muito bem, escrito por uma surda profunda, a conhecida actriz do filme "filhos de um Deus menos".
Esta é a minha proposta ;)
Margarida Alves
Participante
Participante
 
Mensagens: 8
Registado: 16 mai 2008, 16:22

Re: olá

Mensagempor Airborne 101 » 24 out 2008, 15:28

Margarida... ñ me interprete mal, mas o q referes de acrtiz de "Filhos de um Deus menor" é a Marlee Matlin, q galhou óscar como actriz secundária em 1987. Por falar da celebridade, autora do "Grito da Gaivota" era na verdade, neta de Cientista Henri Laborit que ganhou o Prémio Lasker (Estados Unidos) em 1957, a medalha da OMS em 1972, e o Prémio Anokhin (URSS) em 1981. Ele nunca recebeu o Prémio Nobel (mas foi nomeado) por não fazer parte de nenhum grande instituto ou centro de pesquisa.

Good weekend.
"Grandfather, you were hero of the war? - Not, but I was belonged of the company of heroes." - Richard Winters / "But we in it shall be remembered-We few, we happy few, we band of brothers"-http://normandy44.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Airborne 101
Participante
Participante
 
Mensagens: 75
Registado: 04 abr 2008, 13:12
Localização: Saint Mère Église

Re: olá margarida

Mensagempor mesavita » 24 out 2008, 15:34

Olá Margarida, boa tarde.

Obrigada pela sugestão. Já há pouco tempo atrás, em mais uma das minhas pesquisas sobre este assunto, vi o livro que me indicou.
Eu vou aprendendo LGP com ele. Pergunto-lhe como correu o dia de trabalho, o que aprendeu nas aulas, precisamente para o estimular e incentivar a comunicar mais.
Por exemplo, já aprendi muitas coisas com ele, como dizer que vou ao multbanco, ou perguntar a idade, ou contar-lhe algo que se passou com determinada pessoa...
E quando não sei, "invento"... vou pela mímica, pelo desenho.
Sei o básico LGP: alfabeto, números, dias da semana, meses do ano, estações do ano, nome das cidades, cores, objectos, locais que frequentamos, como superfícies comercias, bares, cafés, discotecas, locais de trabalho. Mas, como não está habituado a este tipo de relação, a este formular de respostas, quando não percebe o que se lhe diz ou não consegue responder, tem uma reacção imediata de desprendimento e se for caso disso, acaba a conversa por ali ignorando por completo o outro.

Até à próxima.
mesavita
Participante
Participante
 
Mensagens: 4
Registado: 18 out 2008, 15:42

Re: olá

Mensagempor Margarida Alves » 25 out 2008, 13:18

Airborne 101
de facto baralhei-me hehehe acho que ela fez a versão em teatro e não o filme :)

mesavita:
Então nada mais tenho a sugerir :) é uma amiga 5 estrelas ;)
Margarida Alves
Participante
Participante
 
Mensagens: 8
Registado: 16 mai 2008, 16:22


Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron