Síndrome de Cogan

Quem é você? Esta zona serve para quem queira dar-se a conhecer, apresentar-se, dizer se é surdo ou ouvinte, qual a ligação que tem com a população surda, dizer o que quiser sobre si.

Moderador: frolas

Síndrome de Cogan

Mensagempor misal » 20 jul 2008, 19:50

Olá,

sou a Misal e, desde há cerca de dois anos que tenho surdez neurossensorial bilateral flutuante(de grau moderado, tipo 2 - a severo, consoante as fases até aqui), devido a ser portadora de Síndrome de Cogan; esta é uma doença crónica rara, de origem auto-imune, que afecta sobretudo a audição e a visão (é uma doença sistémica, podendo afectar outros órgãos, coração, pulmões, fígado, rins...), sendo normalmente (na maior parte dos casos conhecidos, que são poucos) de evolução progressiva até à surdez profunda. O implante coclear é uma opção que pode ser tomada dessa altura, dependendo dos casos, mas normalmente com resultados satisfatórios.
No meu caso pessoal, que é atípico, a doença parece estar mais ou menos controlada, há quase um ano, mediante a toma diária de cortisona e semanal de imunossupressores ( fora os medicamentos para controlar os efeitos adversos destes que referi).
Conheço até agora apenas outros 3 casos de portadores desta doença em Portugal e outros 3 em França; os «Coganitos» (tradução literal da expressão utilizada pelos franceses para designar os portadores deste síndrome) estão a pensar reunir-se em breve, para partilharem experiências e «dicas» para conviver com a doença. Se conhecerem algum «coganito» interessado, poderá contactar-me para o seguinte endereço:
imisal@hotmail.com
Podem, ainda, procurar mais informações sobre esta doença no meu blogue: http://sonsdonada.blogs.sapo.pt.
Como tenho surdez pós-linguística, adquirida em idade adulta, e esta não é severa nem profunda, normalmente não sou considerada surda Comunidade Surda; no entanto, e apesar dos meus familiares e amigos acharem que continuo a ser ouvinte, são muitas as situações diárias em que não me sinto como tal.
Para além do mais, como os outros surdos sabem (para mim, somos todos surdos, independentemente do grau e tipo de surdez, é óbvio que com percursos diferentes e modos de comunicação diferentes!), a surdez é algo de invisível para quem não é surdo e ainda mais no caso em que a surdez é moderada e aquirida depois da aprendizagem da linguagem, como é o caso.
Parabéns pelo vosso trabalho e, também, pelo facto de não haver aqui discriminação relativamente quer a surdos, quer a ouvintes, quer àqueles que, como eu, estão numa situação de transição!

:obrigado:
:bomtrabalho:
Misal
misal
Participante Novato
Participante Novato
 
Mensagens: 1
Registado: 20 jul 2008, 19:28

Re: Síndrome de Cogan

Mensagempor frolas » 21 jul 2008, 02:38

Olá Misal, seja bem vinda a este fórum :)

:bemvindo:

Sinceramente não conhecia a existência dessa doença.
Se pretender dar-nos a conhecer um pouco mais acerca da sua experiência esteja à sua vontade.
Ainda tenho que arranjar uns minutos para dar uma olhadela a esse blog que nos indicou.
Obrigado pelas suas palavras.
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada


Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron