Ajudem!

Conversas entre os Pais sobre a Educação dos seus filhos Surdos. Quais as melhores Escolas / Externatos ? Sobre Cursos, etc.

Ajudem!

Mensagempor mesavita » 28 nov 2008, 16:07

"O meu nome é Maria José e sou mãe de um jovem surdo, que frequenta a escola EB 2/3 de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia.

Preciso urgentemente de contactar com pais de crianças surdas de Portugal ou com cidadãos surdos que tenham opinião sobre o Decreto-Lei 3/08.

Por esta nova legislação, os pais poderiam optar por colocar os seus filhos na escola de referencia mais proxima (neste caso no Porto, em Paranhos) ou mante-los nas escolas que sempre frequentaram.

A grande maioria dos pais de Gaia optaram por manter nesta cidade os seus filhos pois aqui os sentem felizes e o seu bem-estar pesou muito na decisão que tomaram. Muitas outras razões estiveram na base
desta dificil opção, nomeadamente o tempo de deslocação casa-escola, o pouco convivio familiar a que essa deslocação obriga, o mau dominio da LGP (pois em Gaia foram poucos os anos em que foi colocado
um formador de LGP nas escolas), o facto de muitos se encontrarem em anos de final de ciclo, (nomeadamente 9º ano, ano de exames), etc.

Porém, essa opção levou a um outro problema: não são colocados nestas escolas intérpretes de LGP, em especial às crianças do 4º, 7º e 9º anos (finais de ciclo de escolaridade). Isto está a levar crianças
e pais a uma angústia e a uma ansiedade que as transtorna diariamente e com consequências graves para o seu aproveitamento escolar. O sentimento de desigualdade está a apoderar-se de todos.

Gostaria de contactar com outros pais de crianças surdas para saber qual a sua opinião ou como resolveram esta questão, que foi, pelo que sei, complicada a nivel nacional. A opinião de cidadãos surdos,
técnicos ou professores especializados é também muito valiosa para mim.

Faço isto pelo meu filho, mas também por mais 32 crianças surdas de Vila Nova de Gaia, que neste momento frequentam as escolas básicas desta cidade e que tinham anteriormente Unidades de Apoio a Alunos
Surdos (UAAS).

Grata desde já

Maria José Salgueiro
mjsalgueiro@gmail.com

--
Maria José V. T. Salgueiro"
mesavita
Participante
Participante
 
Mensagens: 4
Registado: 18 out 2008, 15:42

Re: Ajudem!

Mensagempor frolas » 29 nov 2008, 01:39

Quanto ao assunto que coloca, para já peço que aguarde algum feedback dentro em breve, da minha parte bem como de todos os que tiverem possibilidade de dar alguma informação útil.



mesavita, presumo que tenha colocado este tópico em nome da Sra. D. Maria José Salgueiro. Eu movi o tópico para as secção correcta porque tem mais a ver com "Educação (Pais de Surdos)" do que propriamente "Justiça".
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada

Re: Ajudem!

Mensagempor Airborne 101 » 11 dez 2008, 12:34

É realmente triste por essa sistema funcionar assim à graças a Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, portando-se como Dama de Ferro tal como naquela epóca dos anos 70, Margaret Tatcher, pelo qual nunca vacilava as ameaças ou greves. Resumindo.... fomos realmente abandonados! E ainda por cima, recebe ordenado avultado!! Por vezes, tenho vergonha de ser Português neste país em corrupção.
"Grandfather, you were hero of the war? - Not, but I was belonged of the company of heroes." - Richard Winters / "But we in it shall be remembered-We few, we happy few, we band of brothers"-http://normandy44.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Airborne 101
Participante
Participante
 
Mensagens: 75
Registado: 04 abr 2008, 13:12
Localização: Saint Mère Église


Voltar para Educação (Pais de Surdos)

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron