[20-06-2009] Encontro Nacional de Intérpretes de LGP

Sabe de qualquer evento que se irá realizar ou encontro em Portugal ? Cinema, Teatro, programas de TV, Almoços, Jantares, Actividades... Divulgue aqui.

[20-06-2009] Encontro Nacional de Intérpretes de LGP

Mensagempor frolas » 11 jun 2009, 12:21

Imagem

10 anos passados sobre o reconhecimento oficial, Lei 89/99 de 05 de Julho, as finalistas da Licenciatura de Tradução e Interpretação de LGP, da Escola Superior de Setúbal, no âmbito da Carteira de Competências, decidiram promover um Encontro Nacional de Intérpretes, no próximo dia 20 de Junho, no Auditório Orlando Ribeiro, em Telheiras - Lisboa.

Este Encontro destina-se a intérpretes de LGP, mas gostariamos igualmente de contar com a presença de Formadores e Docentes de LGP, dado termos em comum a Língua Gestual Portuguesa.

Para se inscreverem neste encontro, enviem e-mail para: maos.fluentes@gmail.com , com os seguintes dados:

Nome, e-mail, profissão, instituição que representa

Dado haver lugares limitados, faça já a sua inscrição.

Contamos com a presença de todos!!!

in: http://sites.google.com/site/maosfluentes/
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada

Re: [20-06-2009] Encontro Nacional de Intérpretes de LGP

Mensagempor frolas » 15 jun 2009, 02:31

Encontrei informação que achei interessante partilhar convosco, está abrasileirado precisamente porque foi retirada de dois sites brasileiros.

- Em 1988, realizou-se o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais (Língua Gestual no Brasil) organizado pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Brasil) que propiciou, pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete.

- Em 1992, realizou-se o II Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais, também organizado pela FENEIS que promoveu o intercâmbio entre as diferentes experiências dos intérpretes no país, discussões e votação do regimento interno do Departamento Nacional de Intérpretes fundado mediante a aprovação do mesmo.

- De 1993 a 1994, realizaram-se alguns encontros estaduais.

- A partir dos anos 90, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos escritórios regionais da FENEIS. Em 2002, a FENEIS sedia escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Brasília e Recife, além da matriz no Rio de Janeiro.

- Em 2000, foi disponibilizada a página dos intérpretes de língua de sinais http://www.interpretels.hpg.com.br (actualmente desactivado). Também foi aberto um espaço para participação dos intérpretes através de uma lista de discussão via e- mail. Esta lista é aberta para todos os intérpretes interessados e pode ser acessada através da página dos intérpretes.

- No dia 24 de Abril de 2002, foi homologada a lei federal que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras. Tal lei representa um passo fundamental no processo de reconhecimento e formação do profissional intérprete da língua de sinais no Brasil, bem como, a abertura de várias oportunidades no mercado de trabalho que são respaldadas pela questão legal. Esta lei representa uma conquista inigualável em todo o processo dos movimentos sociais surdos e tem consequências extremamente favoráveis para o reconhecimento do profissional intérprete de língua de sinais no Brasil.

Em Agosto de 2008 realizou-se o Encontro Nacional das Associações de Intérpretes de Língua de Sinais e Guia-Intérpretes onde foi fundada a Federação Nacional de Intérprete de Língua de Sinais e Guia-Intérpretes.


in: http://www.nazarenorc.com.br/libras/index.htm
in: http://www.apilms.org/php/noticias/mostra.php?id=68
frolas aka eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
frolas
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 339
Registado: 12 jun 2007, 20:21
Localização: Almada

Re: [20-06-2009] Encontro Nacional de Intérpretes de LGP

Mensagempor Airborne 101 » 17 jun 2009, 11:16

Não me levem mal mas, já os tinha visto antes que alguns(mas) têm mas, em mãos enferrujados senão vindo de COD, é outra história. Não quis vos ofender mas... terão que praticar mais vezes... em frente de espelho!.... Podem achar que esse método absurdo mas, por vezes resulta! :cairderir:
"Grandfather, you were hero of the war? - Not, but I was belonged of the company of heroes." - Richard Winters / "But we in it shall be remembered-We few, we happy few, we band of brothers"-http://normandy44.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Airborne 101
Participante
Participante
 
Mensagens: 75
Registado: 04 abr 2008, 13:12
Localização: Saint Mère Église


Voltar para Eventos para Surdos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron